quinta-feira, 29 de maio de 2008

Oque aprendemos

contrato de convivência
-não usar o termo professor;
-respeitar o próximo;
-não jogar lixo no chão
-desligar o computador;
-arrumar as cadeiras;
-desligar o acondicionado;
-respeitar o horário


Como ligar o computador?


-estabilizador;
-gabinete;
-monitor;


como desligar o computador?

-menu;
-terminar sessão;
-desligar computador;
-aguardar a luz verde do gabinete apagar;
-desligar o botão do monitor;
-desligar o estabilizador;

sistema operacional


Linux / Windows

área de trabalho

-ícones;
-barra de tarefa;
-criamos pastas na área de trabalho;
-sub pasta;
-jogamos no lixo as pastas;
-restauramos;
-copiamos;

feito por Jardson posto por ele mesmo

Resumo: "O que aprendi e como me comportei".

Em todas essas aulas eu aprendi muitas coisas como mediador Ricardo: Aprendi como ligar o computador e como desligar também, ele nos ensinou o que é a placa mãe, o HDD, a placa de áudio e de vídeo. O Ricardo nos ensinou como entrar na internet.
Eu aprendi a usar o writer e o calc que no windows é o excel e o writer é o word. O writer é um editor de texto que é esse que esta o texto também aprendi como recortar, colar coisas e copiar. As barras de: Tarefa, menu , título etc. O Hardware é a parte física do computador e o software é a parte lógica.
Sobre o meu comportamento eu fui um pouco falatório e chato o educador Ricardo fez brincadeiras no pc valendo prêmios e eu ganhei as duas brincadeiras.


Criado, digitado e postado por Jardson.

O que aprendi

Bom, eu infelizmente não pude comparecer na primeira aula, mas na segunda eu compareci. Foi passado vários assuntos que eu não vir, mas como eu sou esperta eu tentei prestar bastante atenção no dia em que eu assisti para cobrir a aula que eu perdi.
Primeiramente nos vimos como ligar o pc, foi ai que eu comecei a gostar do meu professor porque ele me responde todas as minhas dúvidas quando eu não sei é super divertido.
1 para abrir o pc precisamos primeiramente apertar no botão {estabilizador}.
2 para apertar no botão chamado{ gabinete}.
3 para apertar no botão chamado { monitor }.
4 para apertar nos botões chamados{ teclados }que é a onde nos encontramos as letras para poder digitar o que nos queremos .
Bom depois ele explicou os nomes dos botões do mouse que é chamado, o da tecla direita se chama { auxiliar }. E a tecla esquerda se chama {acionador}.
Depois agente viu um vídeo que explicava como e quando surgiu o primeiro computador. E quem construiu o primeiro pc do mundo foi um professor universitário.
ENIAC é um pc da época, surgiram no inicio da década de 60. Foi desenvolvido no século passado .
ERT é um tipo de tv ela tem uma ótima imagem o único problema delas são que elas são muito pesadas .
LCD elas são finas e leves e o único problema nela é que as telas tem o tamanho bastante pequeno na tela ela é menor que todas as outras .
PLASMA elas reproduzem melhor a imagem. O processador e o cérebro do pc, para ligar as caixa precisamos primeiramente irmos no amplificador .
O mouse tem mas de 30 anos que foi inventado. O HDD é o mas importante no pc ele é onde guardamos todas as informação do seu pc .


Bom esse é o resumo de tudo que eu aprendi hoje na aula.
Me chamo Leiliane de F.B.

Estou muito orgulhosa de mim mesma!!!!!!!

texto corrigido por: Ricardinho e Jardson

quarta-feira, 21 de maio de 2008

“Pena de morte: Sou contra”.

Eu parei um tempo para pensar na grande injustiça que existe em muitos Estados ou até mesmo em países, e cheguei a uma conclusão que em muitas vezes isso acontece somente com pessoas pobres que não tem como se defender.
Sou contra a pena de morte porque ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, ou seja, o certo é que o assassino pague pelo o que fez, que é ser preso e condenado ao tempo determinado pelo juiz.
Às vezes a pessoa agiu em legitima defesa até mesmo para defender alguém sem culpa nenhuma. E ai, o que acontece? Eles resolvem o problema matando uma pessoa inocente? Por isso sou contra a Pena de Morte.



Autora: Leiliane de Farias B.
Rio Branco Acre, 19/05/2008
Escola Tancredo
de Almeida Neves

Resumo: “O que aprendi e como me comporte”.

Eu aprendi muitas coisas como: que professor é mediador e aluno é educando, ligar e desligar o computador, digitar texto, diminuir e aumentar a letra, mudar de cor, centralizar, colocar a direita a esquerda, justificar . Aprendi também o que é barra de título, barra de menu e barra de tarefas .
Eu me comportei bem, mas conversava um pouco com meus colegas, mas sempre prestando atenção nas aulas sempre atenta no que o mediador Ricardo fala, pois estou aqui para aprender um pouco mais sobre este mundo bem avançado .

Janaina Ferreira da Silva, 13 anos, escola Tancredo de Almeida Neves, Curso de Linux Básico, oferecido pelo CEP Serviços Campos Pereira.

Resumo: “O que aprendi e como me comportei”.

Bom, eu aprendi várias coisas, por exemplo: Como ligar e desliga o computado, criar pasta com o meu nome, criar texto e salva-lo, trabalhar em grupo e respeitar todos, e fiz o meu e-mail, etc...
Eu me comportei muito bem, prestei atenção nas explicações, e fiz todos os trabalhos que ele pediu, respeitei ele e a todos.
E achei tudo bem legal, mas há uma coisa ruim, por que o curso já está terminando, mas foi bom por que eu fiquei sabendo conviver mais com as pessoas e compartilhar as coisas, sem ficar com mágoa, e ter carinho pelas pessoas e também dar mais atenção para quem pedir a minha ajuda e ensinar para outras pessoas o que eu aprendi.
Giziane Pereira Diniz, 12 anos, estudante da Escola Tancredo de Almeida Neves.

“Pena de morte: Sou contra”

Sou contra porque em vários lugares se uma pessoa matar outra e se essa pessoa que matou for pobre ela é condenada a pena de morte, os ricos vão pra cadeia e muitas vezes nem vão, por isso que eu sou contra eu acho que essa pessoa que matou não deve ser morta porque quando ela for para o céu, se é que ela for, ela vai ser julgada por Deus, por isso ela não deve sofrer a mesma coisa, porque ela pode sofrer coisa pior mais não condenada pelo homem mais sim por Deus. E se essa pessoa se arrepender ela deve ser perdoada, porque todo mundo erra uma vez na vida, porque todo mundo merece uma segunda chance na vida e se essa pessoa se arrepender ela pode ir para o céu. Mas se essa pessoa não tiver jeito que seja feita a justiça porque Deus é justo mais por isso não é obrigado a pessoa matar por besteira, e nem por coisa séria, porque se for para o céu vai ser julgada por Deus.
Muitas pessoas inocentes são mortas por besteira e isso não se faz.

Antonia Daniela Brito da Silva, estudante da Escola Tancredo Neves, 12 anos.

“Pena de morte sou contra”

Sou contra a pena de morte porque existe ainda no mundo muitas desigualdades e que nelas os ricos nunca são culpados de nada, mas se no lugar do rico estivesse o pobre a pena dele seria morrer, porque ele é pobre e não tem dinheiro é julgado diferente do rico.
Eu acho isso uma injustiça aos pobres, a pena deveria ser válida para todos. E essa pena é válida para todos, mas quando um rico mata, rouba, estupra etc. da um jeito e se sai das acusações com a ficha limpa como se nunca tivesse acontecido nada, agora quando uma pessoa pobre rouba para sustentar seus filhos é preso e às vezes sem direito ao semi-aberto e ao sair ficar com a ficha suja, e não consegue um emprego para sustentar seus filhos e a única forma de dar a alimentação de seus filhos é roubar novamente e vai preso novamente e seus filhos crescem sem o amor do pai, a companhia, e sem seu pai por perto para lhe defender!!! Minha opinião é estudar o caso e dar uma pena para cada caso.

Aniele Silva de Paula, tem 14 anos, estuda na Escola Tancredo de Almeida Neves, criou seu texto numa aula sobre o Editor de Texto Broffice Writer, já a sua ilustração para o texto ela pesquisou no Google e achou no blog:oliveira.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_09.html

Resumo: "O que aprendi e como me comportei".

Em todas essas aulas eu aprendi muitas coisas com o mediador Ricardo: Aprendi como ligar o computador e como desligar também, ele nos ensinou o que é a placa mãe, o HDD, a placa de áudio e de vídeo. O Ricardo nos ensinou como entrar na internet.
Eu aprendi a usar o writer e o calc que no windows é o excel e o writer é o word. O writer é um editor de texto que é esse que está o texto, também aprendi como recortar, colar coisas e copiar. As barras de: Tarefa, menu, título etc. O Hardware é a parte física do computador e o software é a parte lógica.
Sobre o meu comportamento eu fui um pouco falatório e chato o educador Ricardo fez brincadeiras no pc valendo prêmios e eu ganhei as duas brincadeiras.

Jardson Souza Pereira, tem 12 anos, é Aluno da Escola Tancredo de Almeida Neves, faz o Curso de informática, Linux Básico, pela manhã. O curso é oferecido pelo CEP Serviços Campos Pereira.

Somos Pensadores

Pensadores do Futuro é um blog idealizado por *João Ricardo Oliveira da Costa, juntos com os Educandos do Curso de Linux Básico. Esse curso é oferecido pelo Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, que tem como idéia principal a Inclusão Digital. O curso é trabalhado no laboratório da Escola Tancredo de Almeida Neves, todas as manhas de 8:00h as 11:00h.
O Mediador ao trabalhar o Editor de Texto do Linux Educacional (Broffice.org Writer), teve uma surpresa muito agradável, quando pediu aos Educandos que elaborasse textos sobre, Meio Ambiente e Pena de Morte, logo achou que poderia publicar esses escritos em um livro, mas a idéia ficou melhor quando lembramos que existe o Blog. Todos os Educandos concordaram com a idéia e aqui nasceu o Pensadores do Futuro, título escolhido pelos próprios Educandos. No Blog vocês vão encontrar textos de criancas (que não gostam de ser chamados assim) de 12 e 13 anos, textos de criação própria e sem ajuda de site de pesquisas, apenas com a ajuda do cérebro, já que todos são Pensadores do Futuro.
Os pensadores do futuro são: Ângela da Silva Gomes (angelagotic@gmail.com), Antonia Daniela Brito da Silva (danibrito12@gmail.com), Diego Pereira do Nascimento, Jacson Lima dos Santos (jacsonpicapau@gmail.com), Janaina Ferreira da Silva (janaferreira13@gmail.com), Jardson Souza Pereira ( jardson.souza@gmail.com), Aniele Silva de Paula (aniellensoumaiseu@gmail.com), Giziane Pereira Diniz (gizianesomenteeu@gmail.com), João Batista Pessoa da Silva (joaobatistapessoadasilva@gmail.com), Leiliane Farias Bispo (leiliane_pravoce@hotmail.com), Thalisson Lima de Souza (thalissonastro@gmail.com) e Elissandra Rodrigues Marques (elissandrabulaque@gmail.com).

*João Ricardo Oliveira da Costa, ou Ricardinho, é formado em Administração com habilitação em Análise de Sistemas e Pós Graduado em Gestão de Recursos Ambientais. Caiu nessa de Mediador do Ensino por acaso e está muito feliz, gosta também de música e até se arrisca ser baixista da banda Silver Cry, produz também eventos musicais, como: o “Feliz Metal”, um evento beneficente que acontece todo mês de dezembro, e nesse momento aproveita a oportunidade para vender seu peixe.